quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
VIAGEM DE MOTO AO USHUAIA -2019 –
REALIZAÇÃO DE UM SONHO
Maringá R3– Ushuaia – Puerto Natales R40– El Calafate R3
Maringá
Saída,
10 janeiro de 2019
Retorno, 28 janeiro de 2019
2 GS 800 Adventure (24 litros), 2015 e 2016
Rick Miessa (Maringá) e Nito (Sarandi)
Saída 14.185 km – Retorno 24.657 km
Total - 10.472 km /19 dias
Temperatura de 2.5°c a 41°c
Velocidades com vento moderado 120 a 140 km/h
Vento forte 100 a 120 km/h
Vento mais forte 80 a 100 km/h
Vento bem forte 60 km/h
De Puerto Iguazú até Ushuaia existem somente 10 km de rípio
entre as Aduanas da Argentina e Chile, o restante é asfalto de excelente
qualidade.
Recomendo sair bem cedinho, tipo 6h/06:30h tanto para evitar
o vento muito forte no final da tarde como para chegar nas cidades até umas
15h/16h, conhecer e descansar. Sempre abastecer na chegada, dia seguinte pode
não ter combustível ou ter filas.
Depois de Bahia Blanca, abastecer de 150 km em 150 km ou logo
após no primeiro posto. A distância entre postos são longas.
Valores das diárias para 2 pessoas nos hotéis variam de 1400
a 2000 pesos argentinos (peso igual a .10, ou seja, 100 pesos = a R$ 10)
Gasolina na Argentina, pura, Super
95, média de 3.7 pesos
Na estrada dá para andar
tranquilamente a 140 km/h
Praticamente não pegamos chuva na
viagem toda. Não sentimos frio na viagem, porém sempre com roupas apropriadas. Calor
intenso em alguns lugares que levava ao cansaço.
Abaixo de Puerto Madryn ventos são
constantes, só variam a intensidade. No início preocupa, depois acostuma.
Passando por carretas, assusta no início, depois também acostuma, nada
preocupante.
Muitos animais soltos na estrada,
Guanacos, andam em bandos ou isolados, tipo parecido com Lhama, tem que
diminuir a velocidade, pois eles atravessam a estrada.
Não é necessário fazer reservas de hotéis
com muita antecedência, apenas nas cidades de mais turismo, fazer reserva pelo
Booking na véspera.
Nossas motos não deram problemas,
apenas esticamos a corrente na volta, já bem acima de Bahia Blanca. MUITOS relatos
de outros motociclistas com problemas em suas motos, tipo pneus, bateria e
motos caindo paradas/estacionadas, por causa dos fortes ventos.
JAMAIS viajar à noite, muitos animais
soltos na estrada, pela manhã vimos muitos animais atropelados. Soubemos,
também, de vários motociclistas que atropelaram animais.
Aconselho a viajar para Ushuaia no
mínimo em dois.
ROUPAS
2 conjuntos segunda pele (usei juntos).
Calça e jaqueta de cordura.
1 luva segunda pele e um
luva Head para o frio.
1 meia X-11 para frio e outra por cima cano médio.
Levar roupas para frio e calor.
ACESSÓRIOS IMPORTANTES
Galão extra é importante levar.
Lanterna.
Protetor solar.
Protetor labial.
Óculos escuros.
Relação completa da moto tem que estar nova.
Pneus de boa marca e novos (coloquei vacina nos meus Michelin).
Bateria nova.
Levar um elo de corrente.
Pasta branca para corrente.
Levar ferramentas básicas.
Reparo de pneus e tubo para inflar.
Saber esticar corrente.
Óleo coloquei o 5200 W, para 10.000 km, fui e voltei sem ter
que trocar.
Usei um “pelego” no assento, fui muito bom.
Não precisei de adaptadores de tomada, nem na Argentina nem
no Chile.
Seguro Carta-Verde polícia Argentina pede, fiz por um mês com
seguradora aqui no Brasil.
Seguro Soapex, polícia chilena não pediu, mas na Aduana do
Chile eles conferiram, dá para a gente mesmo fazer pela internet por um período
necessário.
Recomendo trocar aqui no Brasil ou logo na entrada da
Argentina, Real por peso argentino e peso chileno. Lembrar de deixar reservado
um pouco de Real para a volta. Levar dólar de reserva sempre é bom. Liberar seu
cartão de crédito para uso no exterior. Passaporte às mãos.
Todos os postos e hotéis possuem Hi-Fi, dá para falar por
Whats e mandar fotos durante toda a viagem.
Levar GPS, inserir as cidades no histórico, estudar sua rota
do dia seguinte.
ROTEIRO
1°
dia, 10 jan 2019 - Maringá- Gobernador Virasoro, 782 km, após sair do Brasil
trânsito melhora muito e estrada ótima. Muito quente. 70 km após Posadas,
hotel cassino La Mision, na beira da estrada preço bom. Em Puerto Iguazu,
Aduana Argentina, não precisa descer da moto para a documentação, faz atrás dos
carros.
2°
dia, Gobernador Virasoro- Lujan (cidade capital da Fé, Catedral de Lujan muito
bonita, 873 km, estrada ótima e sem movimento, rende muito. Próximo de Buenos
Aires. Excelente viagem. Hotel Hoxon.
3°
dia, Lujan - Bahia Blanca, 664 km. Estrada continua boa e sem chuva. Viemos
pela R205, Lobos, Saladillo R51, Olavarria, Coronel Pringles. Recomendo, na
volta viemos pelo mesmo caminho. Hotel Santa Rosa.
4°
dia nós saímos de Bahia Blanca para Trelew, o Google dá uma informação para a
gente vir pela 22 depois 251 mas a gente se informou aqui e todos falaram para
vir pela R3 via Viedma e olha bem melhor ela é todinha asfaltada muito bom
asfalto vários postos e deu para andar numa boa velocidade. Hoje 765 km
tranquilos. Saímos cedo. Não pegamos vento, deu para chegar aqui 15:30. (na
volta viemos pela R251) Depois de Puerto Madryn R3, 124 km tem a cidade de
PiedraBueno, tem um posto, abastecer aqui pois o próximo é muito distante. Hotel
Provincia.
5°
dia, Trelew- Puerto San Julián, 810 km. Total até aqui 3.894 km. Hotel Miramar,
bem frente ao mar, preço bom. Tirar foto junto à replica da Nau de Magalhães e
do avião Mirage que foi usado na guerra das Malvinas. Fazer passeio de barco
que sai às 18h para ver pinguins (faz frio no barco). Vale à pena. Restaurante
El Navio.
6° dia, Puerto San Julián - Rio Gallegos, 361
km, saída 06h, sem chuva, vento moderado a forte. Vento até que forte, mas
pouco, saímos às 6h. Frio em torno de 15 °. Total 4.255 km. Hotel Sehuen.
7°
dia,, 16 jan, Rio Gallegos-Ushuaia, 594 km.
Total
Maringá- Ushuaia 4.849 km
Saímos
hoje às 05.50h, dia mais frio. Frio na estrada, moto marcando até 2,5°. Tivemos
a companhia do motociclista Romildo, de Cuiabá, até Ushuaia numa GS 1200.
2
meias, 2 conjuntos 2° pele, jaqueta texx com forro, calça texx, 2 luvas,
balaclave.
Sem
chuva, estrada boa. 2 aduanas, 10 km de rípio bom, balsa 300 pesos argentinos,
moto e motociclista (primeira balsa sai às 08:30h, tem lugar para todos), na
balsa ficar do lado da moto pois as ondas balançam e duas outras motos caíram. Tem
que entrar em Cerro Sombrero para abastecer. Estrada bonita grande parte
beirando o mar. Descida para Ushuaia com paisagens muito bonitas. Tirar fotos
na descida, junto ao lago. Ushuaia uhuuu. Tirar fotos na entrada de Ushuaia.
Tivemos muita sorte, vento na estrada nada
muito forte. Na travessia também tranquilo.
CUIDADO
para não errar a entrada no trevo sem placa, muita gente errando, vc está vindo
pela R255 ai tem um trevo que você tem que entrar à esquerda para a R257 para a
Balsa, Farol Punta Delgada e Cruze Bahia Azul e Cerro Sobrero, se passar reto e
prosseguir pela R255 vai sair em Punta Arenas. Restaurante Taberna Del Viejo
Lobo, Kuar Restaurante e Bar e Bar Ideal.
8°
dia, Ushuaia, Day Off
Passeio
curto de barco, saída às 9h, 3h de duração, 1550 pesos, pinguins, leão
marinho. Tirar foto na placa de Ushuaia que fica pr´ximo ao porto. Almoço. À
tarde Parque Nacional, 700 pesos, entrada no parque 490 pesos, saída às
14h, volta às 17h. Carimbar passaporte, foto na placa fim Ruta 3 no Parque .
Jantar. Hotel Rosa de Los Ventos. Tempo bom, sem chuva e 9°.
9°
dia, manhã visita ao Museu Naval e Museu da Prisão, sem mais pontos de nosso interesse,
saímos às 11.30 de Ushuaia- Rio Grande, 213 km, vento moderado a forte, estrada
saindo de Ushuaia muita curva, demais muito boa. Temperatura em torno de 15°.
Total 5.062 km. Hotel Villa, Restaurante Status Hotel Casino.
10°
dia, Rio Grande, San Sebastian (Aduana Argentina, tem que descer), 10 km de
ripio, Aduana chilena, tem que descer, Cerro Sombrero (tem que entrar na cidade
para abastecer, também tem hotel na entrada), Bahia Azul (balsa - 300 pesos
argentinos), após 40 km na R255 tem um posto do lado esquerdo (nem parece
posto, difícil de ver, parar para abastecer), Puerto Natales (ficar aqui para
conhecer Torre del Paine. 569 km. Total 5.631 km. Hostal América, Pub Base
Camp.
11°
dia, Day Off, Puerto Natales, Torre del calafate. Fizemos o passeio curto
de ônibus, estava nublado não vimos as torres, os que viram disseram não ter
graça nenhuma. Vai de cada um.
12°
dia Puerto Natales- El Calafate, Chile, 352 km, Total 5.983 km.
De
puerto Natales para El calafate, não ir por Torre del Paine pois tem 9 km
de ripio ruim. Passar por Esperanza, pois a outra estrada à esquerda está
péssima.
Puerto
Natales, pegar caminho para Vila Dorotea Ch250 (ficar esperto), 25km Aduana
chilena logo em seguida Aduana Argentina ,cidade Rio Turbio (colocar no GPS
senão vai te mandar para outra estrada), anda um pouco e não pega a esquerda pela
R40 terra e sim a direita para cidade de
Tape Aike gás 40, Esperanza colocar no GPS, tem gasolina, El Calafate R40.
Puerto
Natales - Rio Turbio 52 km
Rio
Turbio - Esperanza 136 km
Esperanza
– El Calafate 163 km.
OBS
IMPORTANTE, de El Calafate íamos prosseguir pela R40 para Bariloche mas
diversos relatos de motociclistas e motoristas de carros disseram para de jeito
nenhum ir por esse caminho, pois nas proximidades de Gobernador Gregores existe
70 km de rípio, dos quais 20 km estavam péssimos, muita moto caindo, gente se
machucando, danificando a moto, inclusive um brasileiro de carro me disse que
passou com muita dificuldade e que não voltaria por lá, iria dar a volta. Também
um casal de moto que encontramos, retornou para não passar por lá. Hostal El
Calafate, Restaurante do próprio Hostal e um outro self próximo 3 quadras.
13°
dia, Day Off em El Calafate, visita ao Glaciar Perito Moreno, o local
mais bonito que já vi, imperdível. 5.000 pesos o passeio curto, mais 700 de entrada
no Parque. Saída às 10h, retorno 20h. Passeio de barco até Glaciar Perito
Moreno e Treking no gelo por 01.30h, final brindamos com whisky (oferecido pela
agência de turismo) e gelo de milhares de anos. Esse passeio tem que ser feito.
A cidade igualmente muito bonita e preços altos.
14°
dia, El Calafate, Esperanza, Ruta 5, Rio Gallegos Ruta 3, Puerto
San Julián, Caleta Olivia, 945 km, saímos cedinho com um outro casal de Sâo
Paulo, Pedro e Carol, GS 1200, que nos acompanhou até Foz do Iguaçú. Frio na
estrada boa e vento moderado, às vezes mais forte. Este trecho requer
combustível, pois são 330 km sem posto, (levar combustível ou opção de voltar
30 km e abastecer em Rio Gallegos), pois o próximo posto somente em PedraBueno,
124 km antes de Puerto Madryn. Antes de Caleta Olivia, 70 km, no posto chamamos
um reboque para a GS 1200 pois seu pneu Metezeler, com 2 pessoas, não aguentou
e ficou em toda circunferência do pneu aparecendo os cabinhos de aço. Hotel
Snack.
15°
dia, Caleta Olivia – San Antonio Oeste (tem que entrar 6 km), 778 km, Total
7.706. Hotel Los Tilos.
16°
dia, San Antonio Oeste R251- Bahia Blanca R51, Olavarria, Azul. 744 km, Total
8.450 km, estrada boa, calor.
17°
dia, Azul R51, Lobos, Lujan, Concordia, 725 km, Total 9.175, estrada boa,
calor, Hotel Hathor na beira da estrada com piscina e restaurante, muito bom,
1700 pesos para 2 pessoas (pagando com cartão estrangeiro tem desconto de 21%.
Sempre perguntar nos outros hotéis).
18°
dia, Concordia – Posadas (o GPS mandar atravessar a cidade mas é melhor ir pela
R 12, San Ignácio)- Puerto Iguazu – Vera Cruz (como é bom chegar ao Brasil), 6
km fora da estrada, entramos pois fomos no churrasco oferecido pela família do
Nito, aproveitei para tirar 2 gomos da corrente que já não tinha mais como
esticar, depois de sete ajustes.
19°
dia, 28 jan 2019, Vera Cruz – Maringá, 332 km.
Total
geral foram 10.472 km de excelente viagem, estradas ótimas, muitos motociclistas
e bikes nas estradas, fizemos diversos amigos, trocamos muitas informações da
viagem e tivemos a boa companhia em muitos km dos amigos Romildo, Pedro e
Carol. Companheiro em toda viagem, Nito, também da viagem à Transamazônica,
mais que amigo, um irmão de estrada, topa tudo e ajuda em tudo.
DEUS
em primeiro lugar, pilotando minha moto, esposa Cidinha e filhas e irmãs e toda
família só dando apoio e incentivo. Obrigado, viagem melhor não teria.
UHUUUUUUU.
·
Rick Miessa
miessa73@yahoo.com.br
+55 44
99974-0891
Maringá -
Pr
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